CUOTIDIANO

quinta-feira, julho 27, 2006

A informatização da Justiça – uma curiosidade numérica

Veio nos jornais, há dias, que já a partir do próximo ano, os processos judiciais deixariam de estar em papel para serem apenas utilizados a partir de meios informáticos, sendo guardados em CD’s.

Ora aí está uma boa notícia para quem se queixava de, sempre que ia a uma qualquer secção de um tribunal, ver milhares de secretárias amontoadas com pilhas de processos. Senão vejamos:

- 100 páginas de papel ocupam cerca de 1,5 cm;
- 1 metro em pilha de papel terá, aproximadamente (e não contando com aquelas belas capas de cartão), 6.700 páginas;
- 100 páginas em “Word” ocupam cerca de 400kb;
- Um CD normal tem 700 Mb;
- Cada CD, consequentemente, tem capacidade para cerca de 175.000 páginas;
- Assim, cada CD poderá “armazenar” cerca de 26 pilhas de 1 metro;
- Se cada secretária comportar 6 montes desses, vem que um CD tem a capacidade equivalente a mais de 4 secretárias com papel até cima;
- Finalmente, se cada uma desas mesas tiver duas gavetas para 20 CD’s cada, vem que cada secretária terá nas gavetas o equivalente a mais de 80 outras secretárias atolhadas de papel até 1 metro de altura!

Ou seja, quando a partir do próximo ano passarmos pelas salas, não veremos os processos amontoadas, mas sim um conjunto de secretárias limpinhas e a brilhar, dando a ilusão de que a Justiça funciona. Na realidade, continuará tão má e tão lenta como dantes – mas com muito melhor aspecto!

0 Commenários:

Enviar um comentário

<< Home