CUOTIDIANO

quinta-feira, dezembro 06, 2007

Mais coisas giras

Chavada - O grande democrata Chavez promoveu um referendo em que se questionavam os venezuelanos sobre se quereriam mudar cerca de 20%(!) da sua constituição alterando, entre outros aspectos, a limitação do número de mandatos presidenciais para... infinito (e, por consequência, eternizando Chavez no poder), dando completo controle das finanças ao presidente (ou seja, a ele) e retirando a independência do banco central venezuelano, passando o mesmo a estar apenas dependente do chefe de estado (por uma espantosa coincidência, ele outra vez). Curiosamente, e mesmo com toda a máquina de “self-propaganda” e com todos os seus mui democráticos processos de asfixia da oposição, perdeu o referendo. No entanto, já veio avisar que a luta dele “é uma batalha extensa” e que isto foi, apenas, um pequeno revés sem importância e que o seu rumo se mantém. Como tem até 2013 para resolver estes assuntos, cheira-me que, a bem ou a mal (provavelmente a mal) e mais cedo ou mais tarde (provavelmente mais cedo), ele tratará destes... contratempos. Não sei porquê... cheira-me...

Bushada - Foi tornado público o relatório conjunto de 16(!) agências de espionagem, informação, contra-espionagem, contra-informação, espionagem-contra-espionagem... norte-americanas em que se afirmava que o Irão teria abandonado o seu programa nuclear militar em 2003 e que não representaria qualquer ameaça desse teor – aliás, o mesmo que já havia dito a agência nuclear da ONU. No entanto, o inenarrável e descerebrado Bush, com toda a sua experiência anterior (e tão bem sucedida que tem sido, quer no Afeganistão quer, principalmente, no Iraque), veio dizer, basicamente, que “não tem mas pode vir a ter - o melhor é rebentar com esses gajos já!” ou, em inglês, “fuck them!”. Curiosamente, também foi o que disse do Iraque e é o que se vê... Mas será que aquele burro não aprende nunca?!

Cimeirada – Vai decorrer em Lisboa uma cimeira Europa-África, com dezenas de líderes dos dois continentes, com Sócrates a abanar o rabinho de contente (“eu é que sou o presidente da União Europeia”, “eu é que sou o presidente”, “eu é que sou”, “eu”, “eu”...) e com toda a imprensa entretida e divertidíssima com a novela do vem não vem do ditador Mugabe e o consequente vem não vem do very british Gordon Brown. No entanto, ninguém fala que já foi acordado que o tema Darfur vai estar... fora da cimeira! Parece que não dá muito jeito... realmente... a imagem de tanta fome, miséria, violação, estropiação, medo e morte, só iria estragar as digestões a seguir aos banquetes que Portugal irá oferecer àquelas gravatas todas (“eu é que sou o presidente da União Europeia”, “eu é que sou o presidente”, “eu é que sou”, “eu”, “eu”...).

PSDada – O PSD, na assembleia municipal de Lisboa, apresentou uma proposta alternativa à de António Costa, para efeitos de um empréstimo para pagamento de anteriores dívidas camarárias. Até aqui tudo bem. No entanto, a proposta - apresentada pelo PSD, repito - foi aprovada, mas com a abstenção do... PSD!

Etiquetas:

4 Commenários:

Enviar um comentário

<< Home