CUOTIDIANO

sexta-feira, junho 16, 2006

Lendo o DN (2006/06/16)

“Quatro portuguesas morrem em incêndio”

“Um incêndio num centro comunitário em Fall River, nos Estados Unidos, matou na quarta-feira à noite quatro portugueses e feriu outros 15, dois deles com gravidade. O incêndio deflagrou no prédio que alberga a sede do clube português St. John Holy Ghost Association, em Fall River, Massachusetts, onde decorriam os preparativos para a festa do Espírito Santo marcada para o fim-de-semana. [...] Os portugueses estavam reunidos numa sessão de adoração ao Espírito Santo, rezando o terço, quando uma idosa acendeu uma vela e, por qualquer razão, deixou-a cair. [...] A queda da vela foi o suficiente para deflagrar um grande incêndio” já “que os materiais altamente inflamáveis do altar estiveram na origem das enormes chamas que se tornaram rapidamente incontroláveis.”



As pessoas estavam em adoração, preparando uma festa (a do "Espírito Santo"), esperando conquistar o Céu. Como recompensa e ainda mesmo sem sair da Terra, conseguiram ir parar ao Inferno. Curiosamente, o que efectivamente provocou o incêndio foi um símbolo de oferenda divina, a vela, e o que o propagou foram os objectos simbólicos de culto, colocados no altar. De facto, os deuses são sempre ingratos, como se tem constatado ao longo da História, pelo número de guerras, atrocidades e mortes que já existiram (e existem) em seu nome e/ou por questões religiosas.

Já agora, as pessoas que se salvaram do incêndio, a partir de agora rezam e agradecem a quê? Ou os deuses só são responsáveis pelas coisas que correm bem, como nas operações cirúrgicas que, se têm êxito, é “graças a Deus” e, se correm mal, é porque “o médico é um incompetente” ?

Eu propunha que agradecessem apenas aos bombeiros, entidades bem físicas que arriscaram a sua única vida para as salvar.

1 Commenários:

  • Irónico, acima de tudo.

    Podemos afirmar que a Religião é inflamável e pode queimar... É como trabalhar numa central nuclear; visando uma sociedade melhor, e uma explosão no reactor número 4 fica uma parte da Europa vacinada pelas seguintes décadas.

    A Religião é a peste que falta curar com fé e sabedoria.



    *wlxpjcao

    By Blogger Balbino, at 11 de abril de 2008 às 14:31  

Enviar um comentário

<< Home