CUOTIDIANO

sábado, julho 19, 2008

Bourbon

Últimas palavras de Humphrey Bogart antes de morrer:
“Nunca deveria ter mudado do whisky para o martini.”

Voltava de Madrid, onde me tinha ido encontrar com um papagaio bipolar. Apesar do Espaço Schengen, das fronteiras abertas e do cozido à portuguesa, fui mandado parar por um polícia fronteiriço - uma espécie que, julgava eu, já estaria em extinção, conjuntamente com o gelo do Pólo Norte, a Amazónia e o Político Honesto.

- Tem alguma coisa a declarar?

- Não, nada.

(Aliás, nem quando pedi a minha ex-mulher em casamento me declarei – dei-lhe apenas a minuta do contrato e um beijo mal dado.)

- Desculpe, mas dá bem para ver que transporta emoções. E não as declarou!

Estava tramado. Era verdade. E, ainda por cima, o sacana estava-se a borrifar para os caramelos da Viúva Solano

(que, coitada, deve ser viúva à brava, já que passa o tempo todo a fazer caramelos, no que será a única forma que conhece para esquecer o marido, o defunto Sr. Solano)

e fixava-se nas minhas emoções. Que grande azar! E, para cúmulo, era um gajo!

- Pois é, agora vai ter de pagar imposto sobre as importações!

- Mas eu já transporto comigo estas emoções desde há muito tempo, já as trazia desde que saí de Lisboa, porque carga de água é que vou pagar imposto sobre as importações?! Ainda se estivesse apaixonado por uma espanhola qualquer que me tivesse agora abandonado, eu perceberia – mas assim, com as mesmas emoções de há mais de dez anos... O Sr. guarda não vê que estas emoções estão gastíssimas, até já em muito mau estado?

- Sim, vejo, mas não deixam de estar em belíssimas condições de uso. Daí o pagamento de imposto.

Sacana! Tinha razão! De facto, era impossível esquecê-la!

Paguei e vim-me embora - mas nunca mais me apanham descalço já que, em Elvas, dei boleia a uma espanhola ressacada e, a partir daí...

(Ou seria um papagaio bipolar? Chiça, vou ter de largar o Bourbon!)

Etiquetas:

4 Commenários:

Enviar um comentário

<< Home