CUOTIDIANO

quinta-feira, novembro 10, 2011

Bolsa


Quando o Conselho de Administração se reuniu, o ar estava pesado e solene – grande parte dos investimentos que haviam sido feitos na Bolsa corriam mal. A poliomielite estava a ser erradicada - contrariando a aposta na morte precoce, por essa doença, de 10.000 unidades de carbono/ano -, a peste à beira de acabar, a guerra na Líbia quase no fim…; enfim, tudo o que era o seu pior pesadelo, ao contrariar frontalmente a jogada especulativa de que a Humanidade estaria exterminada nos dez anos seguintes, estava a acontecer – ou seja, tudo o que lhes traria um lucro considerável “voava”, o que os prejudicava fatalmente, independentemente do irrelevante facto de que, caso ganhassem a dita aposta, estariam mortos. Aliás, muito à semelhança do que se passava.



Mas, felizmente para eles, a desgraça não era total. Por sua sorte, a pobreza havia aumentado 5% no último ano e a malária estava no auge, o que aumentava consideravelmente os lucros e a probabilidade de mais lucros ainda virem. Para além disso, a sua aposta secundária no mercado de armamento americano estava em grande, à conta das guerras por todo o lado em que houvesse petróleo - excepto no Texas, claro, onde já existia exploração, petrolífera que fosse, muito antes, até, do próprio Ser Humano.



Fazendo o balanço geral, fumaram mais um charuto comemorativo enquanto, em cada expirar de alegre fumo, morriam dez crianças africanas de doença ou, ainda pior, de sub-nutrição. E mais dez. E mais…



(Não pára, mesmo, por mais que voltemos a cara.)




E, claro está, enquanto assim continuarmos, não parará jamais!

Etiquetas:

1 Commenários:

  • Dei por mim a pensar que as bolsas, conselhos de administração e mercados em geral são como os anjos: não têm sexo nem servem nenhuma utilidade notória. E enquanto estes seres míticos brincam uns com os outros as pessoas vão no seu rumo constante em direção à degradação final.
    E também pensei que tenho de aligeirar estes meus pensamentos.

    By Blogger rita, at 11 de novembro de 2011 às 00:31  

Enviar um comentário

<< Home