CUOTIDIANO

quarta-feira, agosto 30, 2006

“Overdose” de Democracia

“Segundo o artigo 17º da lei 23/2006 de 23 de Junho, os alunos do ensino primário, quando constituídos em associação de estudantes da sua escola, têm direito a emitir pareceres aquando do processo de elaboração de legislação sobre o ensino, designadamente em relação aos seguintes domínios:

a) Definição, planeamento e financiamento do sistema educativo;
b) Gestão das escolas;
c) Acesso ao ensino superior;
d) Acção social escolar;
e) Planos de estudos, reestruturação e criação de novos agrupamentos e áreas curriculares ou disciplinas.”

In “Público” de 2006/08/15


Professora:: Ó Luisinho, o que é que tu pensas das recém-criadas áreas curriculares?
Luisinho: Cocó, stôra.
Professora: Ah, julgas que estão mal elaboradas, de um ponto de vista da dinâmica participativa de pais e professores, na respectiva envolvente sociocultural?
Luisinho: Cocó, stôra.
Professora: Pois, pensas que a integração de novos currículos multi-disciplinares poderá e deverá ser melhorada por forma a favorecer uma análise pluri-cultural integrada numa perspectiva de desenvolvimento económico mas, no entanto, cultural também e que, para além disso, isto não é mais que um infame ataque do Governo à autonomia pedagógica das escolas?
Luisinho: Cocó, stôra, porra, preciso de ir fazer cocó! (complicada a gaja, hã?)

3 Commenários:

  • Ui, não tinha aqui um post para me fazer rir, Cuotidiano, tinha uma catrefada deles! ;D Já cá não vinha há algum tempo e ri a bom rir! Obrigada pela dica. ;)

    By Blogger Patrícia, at 30 de agosto de 2006 às 14:20  

  • Apesar de tudo é de louvar o nosso sistema de ensino capaz de instruir jovens como o Luísinho no revelado âmbito de ampla compreensão e elevada capacidade de expressão...

    By Blogger redonda, at 30 de agosto de 2006 às 16:01  

  • A maioria das professoras são umas complicadas mesmo...

    O melhor caminho para o sucesso escolar no complexo e tortuoso caminho da Educação no nosso país deveria incentivar o apoio psicológico (daquele do tipo carrinhas prevenção em movimento cool pela noite - mas aqui numa versão mais "séria") em escolas com psiquiatras prontos a levar os professores para bem longe das escolas.

    Mais de 30 mil seriam "arrumados"; resolver-se-iam problemas prementes como o desemprego, o insucesso escolar, e a violência dentro das escolas. Depois também há a Droga e tal, mas os miúdos ficam tão motivados para a aprendizagem que se esquecem dos drunfos e do álcool.

    Beijos

    By Blogger A, at 4 de setembro de 2006 às 11:44  

Enviar um comentário

<< Home