CUOTIDIANO

sábado, dezembro 09, 2006

Lendo o “Público” (2006/12/06) – “Dois por cento da população mundial reparte metade da riqueza”



“Dois por cento das pessoas mais ricas do planeta repartem entre si mais de metade da riqueza de todo o mundo, enquanto 50 por cento da população mundial divide pouco mais do que um por cento, de acordo com um estudo das Nações Unidas. Segundo o estudo, para que uma pessoa seja incluída na metade mais rica do planeta basta que o conjunto dos seus bens financeiros e materiais, após a subtracção das dívidas, valha 1650 euros. Segundo o documento, um por cento dos adultos mais ricos é dono de 40 por cento dos activos mundiais, enquanto dez por cento desse grupo possuem 85 por cento de toda a riqueza. Por zonas geográficas, a riqueza está concentrada na América do Norte, Europa e em países da Ásia-Pacífico. A população destas nações possui colectivamente 90 por cento da riqueza total".


Nunca fui grande apreciador desta ‘época festiva’, mas agora é que perdi definitivamente a vontade de gastar dinheiro em prendas de Natal!

2 Commenários:

  • Mas a sociedade manda-te comprá-las, e até os teus te esperam isso, e vais fazê-lo. E assim foi, é e será. Porque o ser humano pensa diferente, mas tudo permanece igual. Nem no Natal (nem nunca) havemos de poder agir de acordo com as nossas vontades, coma as nossas crenças, com os nossos sonhos! E eu tou absolutamente farta desta prisão humana em que tristemente nos consumimos. Bela prenda, a nossa!... A de quem tem o que comer e é infeliz na sua existência profunda, e a de quem não tem existência profunda nem tampouco o que comer! Ajudei?

    By Blogger APC, at 9 de dezembro de 2006 às 22:28  

  • Haaa pois é... e ainda á pessoas que ganham nobeis com 'grandes avancos' na area da economia...Premios nobel aparte, os problemas continuam, e irao sempre continuar enquanto se fomentar o estilo economico em que a nossa raça vive...
    Será o meu comentario Utópico? mmm acho que essa noticia prova o contrario nao? Ou continuaremos a achar que a economia não é um sério problema?...

    Abraco,
    Adolf

    By Anonymous Anónimo, at 11 de dezembro de 2006 às 13:33  

Enviar um comentário

<< Home