CUOTIDIANO

sexta-feira, outubro 05, 2007

Coincidências e outras coisas giras

Coincidências

Cartão Amaralo - Na semana passada, um repórter televisivo perguntou ao actual ministro das obras públicas, Mário Lino, o que iria acontecer com o concurso para a nova ponte sobre o Tejo - a construir com passagem rodoviária (além da ferroviária) caso o aeroporto sempre vá para Alcochete -, já que, em 1994, o ministro da mesma pasta de então, Ferreira do Amaral, negociou e assinou com a “Lusoponte” um contrato de exclusividade para todas as travessias existentes e futuras sobre o Tejo, a jusante de Vila Franca de Xira. Depois de muito enrolar a conversa, obviamente não respondeu. Por coincidência, o actual presidente da “Lusoponte” também se chama Ferreira do Amaral, tal e qual o ministro que negociou esse chorudo contrato. Só coincidência, claro.

Durão Amarelo - Há dias, o “Público” noticiava que “a Comissão Europeia refutou a existência de qualquer favorecimento por parte do presidente do PSD de há uns anos atrás, Durão Barroso, à empresa Somague, em resposta a uma questão colocada por um eurodeputado belga”. Por coincidência, o presidente do executivo comunitário que refutou a acusação também se chama Durão Barroso. Só coincidência, claro.

Era Vermelho - No mesmo espírito das coincidências anteriores, relembro também que quem negociou a abertura do mercado português de energia, nomeadamente à espanhola Iberdola, foi o então ministro da economia e finanças de António Guterres, o na altura todo poderoso cardeal Pina Moura. Por coincidência, o mais alto representante da Iberdola em Portugal também se chama Pina Moura. Só coincidência, claro.

Outras Coisas Giras

Olhemquesta! - Na semana passada, Santana Lopes saiu dos estúdios da SIC Notícias sem acabar a entrevista que estava a dar, porque a mesma foi abruptamente interrompida pela transmissão em directo da chegada do Mourinho (!) ao aeroporto de Lisboa. Pela primeira vez - e espero que última! -, acho que Santana esteve muito bem, até talvez ao ponto de “ah ganda Santana!”. Pronto, já disse bem dele. Não contem comigo para o repetir. Adiante. Falo disto por uma razão distinta desse facto (absurdo e malcriado, já agora) em si mesmo – é que, no noticiário seguinte da mesma estação televisiva e ao “contar a história”, o pivot introduziu a peça dizendo “mais uma vez, Santana deixa a meio algo que se propôs fazer”. De muito mau gosto. Para além do homem ter tido mais que razão para sair, já não estava lá para se defender. De muito mau gosto, mesmo. Só mais uma reflexão sobre o tema: Santana foi um dos (muitos) fomentadores da actual “febre do futebol” já que, para além de ter sido presidente de um clube, foi comentador, anos a fio, de um dos intermináveis e inenarráveis 12.564 programas de “futebol de boca”, programas esses que foram (e são) um dos maiores contributos para a incultura dormente em que este país, na sua maior parte, vive. Ou seja, o feitiço virou-se contra um dos feiticeiros. (A propósito e à laia de desabafo: nem no tempo do Salazar os três “F” - futebol, fados e Fátima - tiveram o peso que têm hoje na sociedade portuguesa!)

Óprahquilo! - Há dias, num zapping ensonado, “passei” pelo programa dessa coisa que é a Oprah-qualquer-coisa - e ainda dizem mal dos "big brother" e similares! Este sim, deve ser o programa mais asqueroso à face da Terra! Uma inacreditável e nojenta exibição/exploração dos mais básicos sentimentos das pessoas, com os quais vai enriquecendo à grande, sempre com aquele ar de "estão a ver como eu sou boazinha à brava?" ou "sou bestial dando voz ao povão", sempre exibindo o seu grande amor pela raça humana, enquanto a realização vai dando grandes planos das lágrimas da (ou das) vítima(s) de serviço. Claro está que os seus “meios de trabalho” são sempre os mais desfavorecidos e incultos – à excepção das estrelas de cinema e afins, a quem dá sempre jeito a propaganda. Já agora e a propósito desse seu grande amor pela Humanidade, li há uns dias atrás que, curiosamente, tinha alterado recentemente o seu testamento, deixando agora 30 milhões de dólares (mais ou menos a indemnização do Mourinho!) aos seus dois... cães! Vida de cão... pois é, acho que também vou começar a chorar. (Na volta ainda me convidam para o programa...)

Olarilolé! – O presidente da Câmara de Loures, após as graves inundações do passado dia 29 de Setembro, em Sacavém, veio para a televisão com um ar “Oprahrio” dizer que “não se podia fazer nada”, que “tinha chovido muito”, que “eram as forças da Natureza”... Inacreditável! Para além de não haver nenhuma politica municipal de limpeza e desobstrução, no mínimo, antes da época das chuvas, as inundações foram provocadas pela incapacidade de vazão da zona canalizada da ribeira do Prior Velho em escoar caudais várias vezes inferiores aos que, por lei, deveria comportar - obviamente, transbordou, provocando o caos que se viu. Para além disso, a futura e fundamental bacia de retenção a montante que amortecerá os caudais da mesma ribeira, tem projecto pronto há anos e anos, nunca tendo sido construída - aguardando, portanto, piores dias! Como é fácil acusar quem não pode responder de volta, toma lá na carola, Natureza! Infelizmente, neste país de deresponsabilidades, pode-se vir à televisão cantar o faduncho, dizendo as maiores alarvidades e mentiras porque se sabe, à partida, que os frouxos e mal preparados jornalistas que temos nunca encostarão ninguém à parede. Por maior que seja o disparate. E este foi enorme - pior ainda, consciente, já que o dito presidente tem o perfeito conhecimento de todos estes factos, não querendo explicar a verdadeira razão que está por detrás deles. (É que é só coincidência ser do mesmo partido que o Governo...)

Etiquetas:

1 Commenários:

  • Excelente, o par de levas trilógicas (!;-)): as coincidências, e as outras coisa sérias, que, por coincidência, também são giras (digamos que sérias a montante e giras a jusante, se tu fores o referencial hidráulico).

    Um texto de boníssima qualidade, que eu editaria no meu Jornal, não fora o facto de não ter nenhum (tenho aqui um, mas já está lido).

    Deixo um beijo e espero que coincida! :-)

    By Blogger APC, at 5 de outubro de 2007 às 20:50  

Enviar um comentário

<< Home