CUOTIDIANO

quinta-feira, dezembro 14, 2006

Recortaste-me

(Antes do mais, vou desde já avisar que este texto é longo à brava. Para quem não tiver pachorra, salte directamente para a conclusão moral em “PS”. Para os outros...)

Recortaste-me das fotografias, das imagens, da tua memória. Fazes (mais ou menos) anos e, por mais que doa, por mais que eu não queira, o facto é que assim fiquei - recortado. O que é curioso é que, estupidamente, e por mais lobotomias que eu faça, que tu faças, pensei que nunca sairíamos do tempo passado, para nós passado e para sempre futuramente presente. Estupidamente, já sei, já confessei!

E depois... deixámos beijos a meio, saudades de um quarto que não houve, imagens de um oitavo de beijo, como se de um polvo de afectos se tratasse.

E depois ainda e porque nada sei e nunca consigo dizer-te o que sinto e me baralho e me confundo e me perco nas dores nocturnas das sobras perdidas do meu próprio coração, reli Ramos Rosa (só para te oferecer):

“Porque não soube merecer a glória, a mais suave
de me deitar a teu lado
e que do sangue a palavra
abolisse a diferença entre o meu corpo e a minha voz
porque te perdi
não sei quem sou”

Reli outra vez, agora na página seguinte a “O Funcionário Cansado”:

“Sujei o teu nome
para me libertar de ti
o sujo foi sombra
teu nome esqueci-o”

Na página anterior:

“Não posso adiar o amor para outro século
não posso
[...]
Não posso adiar o coração”

De repente senti-me perseguido pelo fantasma das coincidências, pelas centelhas da saudade que ecoam nas brumas, pela armadura medieval que rodeia os meus desejos – como “pré-defunto” algaliado com sombras.

Ainda mais de repente, repensei - Bom, se calhar o melhor é esquecer as páginas seguintes e anteriores e mais para a frente e mais para trás e mais...

Adiante. Então pensei vingar-me – resolvi recortar palavras. Toma, toma! Então ficou assim:

“Não posso adiar o para outro século
não posso
[...]
Não posso adiar o.”

Não soa bem, de facto. Então resolvi substituir “amor” por “salmonete” e “coração” por “pinheiro bravo”. Ficou assim:

“Não posso adiar o salmonete para outro século
não posso
[...]
Não posso adiar o pinheiro bravo”

Soa pior ainda, confesso. E agora, que faço? Resolvi telefonar à minha psicóloga clínica de serviço permanente, que me disse que o melhor era deixar para prolongamento, que empates entre o “Id” e o “Alter-ego” só podiam ser resolvidos à pancada. Esperei.








Ah, é verdade, continuo à espera.






À espera.






Bem, ‘tou farto!










PS – Um salmão nadava, saltava contra a corrente. Sentia-se importante. Lutava contra o sistema instituído. Um urso comeu-o. “Não vale a pena”, pensou ele tarde demais.



Ah, esqueci-me de dizer – FIM!

9 Commenários:

  • Os recortes de papel que sempre fazemos pela vida fora mas os pedaços que ficam sempre dentro de nós e não os conseguimos apagar.

    São esses pedaços que nos matam por dentro, como se restos se tratassem, os restos que mais doem, pois são feitos das lâminas afiadas que nos cortam os dedos e não recortam o que nos vai no coração. Ou na alma.

    Por mais que se corte e recorte e volte a recortar, Egos feitos de sombras daquilo que somos na essência verdadeira de o sermos realmente. O Ego é sempre muito mais pequeno que o Ser. O Ego cabe dentro do Ser e o Ser é enorme.

    Estranha forma de Amar....
    Sempre o soubemos e sempre havemo-lo de saber. O resto? Recai nos restos de papel que se recortaram, mas nunca, nunca NUNCA se recortará da memória e de uma Vida feitas de seres sem Fim.

    O Fim não cabe no Ser.
    O Ser é infinito.

    Mas que sei eu? Desfio palavras em recortes de papel como poesias reinventadas e falo de um Infinito que só cabe nos teus livros de Matemática... logo eu, que nunca gostei de Matemática.

    Mais um....

    By Anonymous Anónimo, at 14 de dezembro de 2006 às 01:54  

  • E porque um dia me contaste a forma como tu dói, muito mais do que a todos os outros........


    .... hoje também é dia e noite de doer, porque a mim também me dói....

    dói-me pensar que tinha uma amiga que afinal nunca tive (sim, houve alguém que me avisou, e esse alguém foste tu),
    dói-me saber que um puto de 15 anos foi esfaqueado por um gang, um puto de 15 anos com quem tanto insisti e ainda me oiço dizer
    "não vás por aí"
    dói-me pensar que acaba mais um ano e a inutilidade de certos esforços é maior que o esforço em si...


    Dói, sabes.... e continua a doer....


    Mais um....

    By Anonymous Anónimo, at 14 de dezembro de 2006 às 02:00  

  • Soletro velhas palavras generosas
    Flor rapariga amigo menino
    irmão beijo namorada
    mãe estrela música
    São as palavras cruzadas do meu sonho
    palavras soterradas na prisão da minha vida
    isto todas as noites do mundo numa só noite comprida
    num quarto só.


    e um beijo de boa noite
    talvez com menos dor depois de te ler.......

    By Anonymous Anónimo, at 14 de dezembro de 2006 às 02:12  

  • Ufa!!!!!!!!!!!!
    Depois de ler um recortado Cuotidiano e um(a) anônimo(a)cortante.....confesso-me uma brasuca um tantinho cansada. Também carrego os meus recortes num triste e melancólico portfólio.

    Um beijo grande, Portuga.

    By Blogger Leticia Gabian, at 14 de dezembro de 2006 às 03:59  

  • Venho aqui pela primeira vez. Li com atenção. Bom trabalho. Foi um prazer.
    Felicidades.

    By Blogger Licínia Quitério, at 14 de dezembro de 2006 às 09:55  

  • Não está assim tão longo e valeu a pena chegar ao fim! Mesmo sendo o salmão papado por um urso!
    Ainda acredito que mais vale ser papado por um urso, do que ficarmos amorfos perante o "sistema"...
    :)

    PS-Mudaste para o beta bloger? Se calhar estás a pôr o endereço de email todo no utilizador e basta pôr o nome até ao @...
    Também andei às aranhas com isso...

    By Anonymous Anónimo, at 14 de dezembro de 2006 às 11:56  

  • Como alguém escreveu lá para os meus lados, gostei muito muito deste teu texto.

    Um abraço grande, que é para não ter que fazer um comentário muito longo :)

    By Blogger Nuno Guronsan, at 14 de dezembro de 2006 às 13:14  

  • Bom ensaio de vida, cujos recortes deram um belo ensaio literário!
    É assim!... A arte enquanto ensaio organizativo dos recortes, dos retalhos, dos pedaços de que somos feitos e desfeitos, refeitos e, por vezes, contrafeitos e com tantos, tantos efeitos!...
    Não clames é por uma psi (bolas, isso não!)... Essa iria tentar perceber o que não foi feito para ser percebido. A verdadeira essência de cada um a cada qual pertence. E há depois os recortes desse um, que por vezes chega ao outro... Que queremos tanto dar e ou não conseguimos, ou damos sem que os saibam receber, ou roubam-nos para sempre, deixando uma marca, que é o recorte desse recorte, algo onde chega a faltar, ainda mais, o que sempre nos faltou.
    E é aí que nos começamos a mentir (a cerzir, a remendar) - porque ficaria mal aceitar que sentimos a falta daquilo que nunca chegámos a ter - e a inventar de achar que o passado nos levou a melhor, que é ele que nos tem, que só nele nos encontramos e que já nada mais nos chega, que nem vale a pena esperar.
    Bom... Não esperes pela psi (já viste bem os honorários?!)... Qualquer anónimo, te saberá dizer do que não haja a dizer sobre o que sentes! Ou é isso, ou é a magia do Natal!
    ;-)

    PS - Urso sortudo, esse! :-)
    Ahahahahahahahahahah.

    By Blogger APC, at 14 de dezembro de 2006 às 23:54  

  • Pois ... é isso... não esperes pela Psi.

    Afinal disseste FIM no fim.

    (e pelos vistos esperei eu em vão)

    By Anonymous Anónimo, at 19 de dezembro de 2006 às 05:20  

Enviar um comentário

<< Home